De encontros e Perdas

Sempre que vejo grupos agindo de forma muito positiva, ou muito negativa, me lembro do Paulinho. Volto a falar dele e da forma inusitada de como o conheci, na série ‘Figuras que Conheci pela Vida’.
O fato é que eu e o Paulinho resolvemos nos matricular no supletivo noturno do Benjamin Constant, colégio municipal que fica ali no bairro de Santo Cristo, bem ao lado da Rodoviária.
Já corriam uns dois meses do início do semestre e chegamos ansiosos na aula já iniciada. A turma estava dividida em grupinhos, que falavam de tudo, menos da matéria que o professor tentava inutilmente passar.
Nos olhamos, desanimados enquanto procurávamos um lugar ou uma cadeira inteira na sala em pandarecos, sem sequer sermos notados, apesar do tipo peculiar do meu amigo.
Mais dois meses se passaram e chegava ao fim o semestre, que representava um ano letivo. Quem viu aquela turma da cena anterior, não a reconheceria agora. Formavam um grupo coeso, e discutiam de forma animada e empolgada sobre as provas que tinham acabado de fazer e em que praticamente todos tinham se saído muito bem.
Há sim. O espírito extremamente positivo do Paulinho, sua alegria de viver e sua determinação, que já haviam me contagiado, contagiou também toda aquela turma. Uma turma de personagens tão diversos, e que tinham em comum a vida sofrida e dura, e tentavam recuperar em um supletivo noturno, o tempo perdido, a escola que não tiveram em tempo normal.
Isso faz muito, muito tempo. Perdi meu amigo de vista, como perdi com o tempo muitos outros grandes amigos que foram ficando pela vida.
Bom, lembrei desta história pensando em como algumas coisas, alguns caminhos, podem ser modificados pro bem ou pro mal, dependendo de como um grupo encara seus desafios, e de como uma pessoa com espírito positivo ou negativo pode influenciar este grupo.
Saudades do Paulinho. Espero que sua trajetória tenha sido boa. E que ele esteja por aí, fazendo seus próximos mais felizes e enriquecendo suas vidas, como com certeza enriqueceu a minha e a dos alunos daquele pobre e saudoso curso noturno.
Abraços, amigo!

Nenhum comentário: